Sobre nós

 

O saudoso Professor, Erasmo nascido na cidade de Carlos Chagas, Estado de Minas Gerais, em 02.06.1969, filho de Cirilo Fernandes de Almeida e Ana Maria silva, estudou sempre em escolas públicas estaduais e junto a elas também acabou prestando relevantes serviços na área de educação à comunidade do município de Diadema, o que se iniciou no ano de 1.991, quando ingressou no curso universitário de Educação Física.

Desde os seus tempos de garoto, dedicava-se intensamente às atividades de educação física, passando, inclusive, a lecionar nessa área logo no primeiro ano em que cursava a Faculdade. Já, nessa época, o Profº Erasmo tinha como seu maior objetivo a reinserção social dos garotos de rua, fazendo com que passassem a acreditar em seus potenciais através da prática de esportes.

No ano de 1.992, junto à E.E. Jardim Inamar, em Diadema, além de práticas esportivas, desenvolveu um importante Projeto de reciclagem com a intensa participação dos alunos.

Em 1.993, juntamente com seus colegas de trabalho e alunos, levou a E.E. Pedro Madóglio, também sediada em Diadema, no bairro de Eldorado, a participar de vários campeonatos, dos quais em muitos deles obtiveram o título de campeões.

Dando continuidade à sua consagrada prestação de serviço público voltado à área de educação no município de Diadema teve, no ano de 1.996, um momento muito especial perante a E.E. General José Artigas, pois, por ter sido aluno dessa unidade escolar, sentiu grande orgulho ao lecionar àqueles alunos que, em sua maioria, acompanhou desde seus nascimentos, sendo vários, inclusive, filhos de seus próprios amigos.

Além disso, no ano de 1.996, não polpando esforços, logrou êxito ao conseguir que essa unidade escolar participasse da COPA DANARP, pois, além da maioria dos participante ser escola particular, a equipe de alunos representando a E.E. General José Artigas conseguiu boa colocação, e a partir daí, ganharam outros vários campeonatos.

Na última escola em que lecionou - E.E. Jardim Mombaé, no ano 2.000, o trabalho do Prof. Erasmo batista silva de Almeida não foi diferente. O festejado e saudoso mestre sempre incentivaram os alunos a freqüentarem a escola, além de participarem das aulas, incluindo-se nestas obviamente àquelas ligadas às práticas esportistas.

Foi assim, que além de admirado, passou a ser muito querido por seus alunos, que, por mais das vezes, procurava uma palavra amiga do Professor, que sempre os recebia com um sorriso no rosto, incentivando-os, em cada oportunidade, aos estudos e à prática de esportes, esta sendo, sobretudo, motivo de muito orgulho a todos, já que a Escola passou a vencer diversas competições.

Nos últimos dois anos, mesmo passando a desenvolver outra profissão concomitante àquela de Professor, não deixou suas atividades junto à E.E. Jardim Mombaé, passando, contudo, dar maior ênfase ao trabalho com as Turmas de Treinamento (T.A.C.D.).

Na verdade, o Prof. Erasmo pautava suas ações com vistas à valorização do potencial dos jovens, principalmente para afastá-los das drogas e das ruas, fazendo com que eles, acreditando em suas capacidades, galgassem com muitos esforços todos os degraus necessários para a construção de um futuro sólido na sociedade.

Foi exatamente assim que a atuação do Professor Erasmo se deu até o final de sua vida, quando, de forma súbita e trágica, foi vítima fatal de um acidente automobilístico, tendo seus sonhos interrompidos no dia sete de setembro do ano 2.002.

Sua morte não trouxe somente grande tristeza para os seus familiares;  a comunidade conjuntamente com seus amigos e alunos sensibilizaram-se muito pelo trágico fato ocorrido e, como forma de demonstração da gratidão e carinho, mobilizaram-se para a implementação de muitas ações, dentre elas, àquela concernente na continuidade de participação até o final do Campeonato Estadual Mirim.

Dentre as ações de maiores destaques, enfatiza-se a mobilização realizada aos dois dias de novembro de dois mil e dois, a pedido da comunidade escolar, que culminou com a realização de um plebiscito nas dependências da própria unidade escolar Jardim Mombaé, a fim de que essa passe a ser denominada  " Erasmo batista silva de almeida ".

Como justa homenagem, outro não poderia ter sido o resultado senão aquele obtido no total de 90% (noventa por cento) dos votos dos alunos, professores e direção escolhendo o nome do falecido Professor.

Pela vida aplaudida e repleta de exemplos, é que se torna imperiosa a presente homenagem solicitada por mais de 2500 (dois mil e quinhentos) moradores da comunidade diademense com a aprovação do projeto de lei ora em apreço.

Por derradeiro, registre-se que se encontram presentes todos os requisitos exigidos pela Lei Estadual 1.284/77, com suas alterações subseqüentes, motivo pelo qual instruímos também o feito com as cópias dos seguintes documentos: abaixo assinado da comunidade; Ata de Reunião do Conselho de Escola da E.E. Jardim Mombaé; certidões de nascimento e óbito; decreto nº 28.245, de 7.03.88.

A presente propositura encontra respaldo nas manifestações da população formalizadas, principalmente, por meio da Ata da Reunião do Conselho de Escola da EEPG Jardim Mombaé, realizada aos sete dias do mês de julho do corrente ano, e pelo abaixo assinado com duas mil e quinhentas assinaturas de alunos e membros da comunidade que, pretendendo fazer homenagem ao falecido educador Erasmo batista silva de Almeida, solicita, por nosso intermédio, a apreciação e aprovação do presente projeto de lei, e isto pelas razões que a seguir passamos a expor.


Contato

E.E Erasmo batista silva de almeida

Rua José Clemente Pereira nº 21
Diadema
09961-050


(011)4066-6626